Logotipo Sim e Não
AGENDA

Ida de Paulo Guedes à Câmara deve ficar para depois da eleição, diz Sidney Leite

Deputado revelou que membros da Comissão de Desenvolvimento Econômico devem discutir uma política para proteger a indústria nacional antes da ida do ministro

Dante Graça
dante@acritica.com
20/07/2022 às 17:16.
Atualizado em 21/07/2022 às 14:01

Deputado Sidney Leite deu entrevista ao podcast Sim e Não (Foto: Junio Matos)

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, Sidney Leite (PSD), afirmou que o depoimento do ministro Paulo Guedes aos parlamentares deve ocorrer somente depois do período eleitoral. A declaração foi dada nesta quarta-feira (20) em entrevista ao podcast do Sim&Não.

O ministro foi convocado pelos membros da Comissão para explicar quais os argumentos do governo federal para a edição dos decretos que reduzem linearmente a alíquota do IPI, prejudicando de maneira severa a Zona Franca de Manaus. Estes decretos estão momentaneamente suspensos, por uma liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes. 

De acordo com Sidney Leite, a Câmara deve fazer um esforço concentrado no final de agosto e início de setembro, para a votação de matérias mais importantes, o que torna mais difícil a marcação da ida do ministro. Outro motivo, segundo Sidney, é que uma ida do ministro à Câmara neste momento faria com que outros temas fossem abordados além da Zona Franca, sendo um “prato cheio” em período eleitoral. 

"Nós queremos dialogar. Não queremos constranger o ministro, nós queremos resolver o problema de manter esse modelo da Zona Franca", disse.

Mas isso não significa que a Zona Franca não será tema das discussões no retorno aos trabalhos da Casa. Isso porque, segundo o deputado, o primeiro tema a ser tratado no âmbito da Comissão será a criação de uma política industrial para o Brasil, uma tentativa de garantir mais produção à indústria nacional em um momento de propostas que podem acabar afetando a competitividade do País como um todo, não apenas da Zona Franca de Manaus. 

Veja a entrevista completa:

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Sim e Não
Site de notícias e opiniões feito em Manaus por jornalistas profissionais, com foco em política local.
Dúvidas, Críticas e Sugestões
Contato Comercial
(92) 98433-5363
Portal Sim e Não© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por