Logotipo Sim e Não
Eleições 2022

Wilson e Braga terão os maiores tempos de televisão

Estimativa feita pela coluna Sim&Não mostra Wilson com cerca de 4 minutos no horário eleitoral e Braga com quase 2 minutos e meio; Nicolau fica em terceiro e Amazonino, em quarto

Luciano Falbo
luciano.falbo@acritica.com
05/08/2022 às 18:53.
Atualizado em 05/08/2022 às 21:06

Wilson e Braga durante as suas convenções (Arlesson Sicsú e Gilson Mello)

Wilson Lima (União) e Eduardo Braga (MDB) devem ter os maiores tempos de televisão e rádio no horário eleitoral gratuito, entre os oito candidatos ao Governo do Amazonas.

A coluna fez uma projeção sobre os programas eleitorais (blocos de 10 minutos para candidatos aos governos) que indica: Wilson terá cerca de 4 minutos e Braga, quase 2 minutos e meio.

Ricardo Nicolau (Solidariedade) vem em terceiro, perto de 1 minuto (55 segundos), à frente de Amazonino Mendes (Cidadania), que deve ter aproximadamente 47 segundos.

Completam o ranking Carol Braz (PDT), com 37 segundos; Henrique Oliveira (Podemos), com 27 segundos; Israel Tuyuca (PSOL), com 19 segundos; e Nair Blair (Agir), com 9 segundos.

A estimativa foi feita com base nas alianças partidárias anunciadas até esta sexta-feira (5), data-limite para realização das convenções. O cálculo oficial é feito pela Justiça Eleitoral e será divulgado no dia 12 deste mês.

(Esta é apenas uma projeção com base nas alianças divulgadas até aqui)

Na projeção, foram consideradas as bancadas de deputados federais eleitos em 2018 pelos partidos que estão aliançados com cada candidato - quesito que representa 90% do tempo total no cálculo. Os outros 10% do tempo (1 minuto) são divididos de forma igualitária entre todas as candidaturas (7,5 segundos).

Reforço, os dados acima são apenas uma projeção.

Os números fracionados foram arredondados.

O tempo estimado do partido Novo, de aproximadamente 7,5 segundos, foi desconsiderado, pois a legenda não terá candidato próprio e nem indicou apoio a nenhum dos candidatos anunciados em convenções.

Os registros oficiais das chapas e suas respectivas coligações ainda não constavam no DivulgaCand até o fechamento desta publicação.

Na propaganda gratuita de rádio e TV, além dos programas eleitorais – com blocos em horários fixos que variam de 5 minutos a 12 minutos e meio a depender do cargo -, há ainda as inserções diárias de 30 e 60 segundos, que não foram foco deste levantamento.

No horário eleitoral, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatas e candidatos aos governos estaduais terão anúncios exibidos às segundas, quartas e sextas, das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25 no rádio; das 13h15 às 13h25 e das 20h35 às 20h45 na televisão.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Sim e Não
Site de notícias e opiniões feito em Manaus por jornalistas profissionais, com foco em política local.
Dúvidas, Críticas e Sugestões
Contato Comercial
(92) 98433-5363
Portal Sim e Não© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por