Logotipo Sim e Não
Ruy Araújo

Em clima de campanha: homenagem ao ex-secretário Sabá Reis lota a Assembleia Legislativa do Amazonas

Prefeito de Manaus David Almeida, presidente do Tribunal de Justiça, Flávio Pascarelli, Senador Omar Aziz e ex-ministro Alfredo Nascimento estiveram presentes na homenagem.

Luana Carvalho
luanacarvalho@acritica.com
20/06/2022 às 12:43.
Atualizado em 20/06/2022 às 12:44

Homenagem contou com a presença de vários políticos, senador, ex-senadores e do prefeito de Manaus, David Almeida. (Danilo Mello/Aleam)

Deputados mais antigos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) comentaram à fontes da coluna que nunca viram uma homenagem ser tão prestigiada quanto a entrega da Medalha Ruy Araújo ao ex-secretário municipal de limpeza urbana, Sabá Reis (Avante), nesta segunda-feira (20).

Ao contrário das palavras do autor da proposta da homenagem, deputado Sinésio Campos (PT), que iniciou os discursos, o evento não foi nada singelo, tendo lotado o plenário. Tinha tanta gente que o auditório Belarmino Lins precisou ser aberto para abrigar os demais participantes - a maioria trabalhadores da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). 

Homenagem dos garis ao ex-secretário de Limpeza Urbana, Sabá Rei no Auditório Belarmino Lins. (Alberto César Araújo/Aleam)

Mas, além dos trabalhadores, as cadeiras da mesa da Casa Legislativa foram ocupadas por nomes fortes da política amazonense, sendo uma clara demonstração de que a pressão para que Sabá, que já foi vereador e deputado estadual, seja o candidato a vice-governador na chapa com Wilson Lima (União), que por sinal, não compareceu ao evento. A escolha final deverá ser  do prefeito David Almeida (Avante), que ocupava uma das cadeiras e fingiu naturalidade do início ao fim.

Sessão Especial de entrega da Medalha Ruy Araújo ao ex-secretário Sabá Reis lotou o plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas. (Danilo Mello/Aleam)

Sessão Especial de entrega da Medalha Ruy Araújo ao ex-secretário Sabá Reis lotou o plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas. (Danilo Mello/Aleam)

Além de David Almeida, outro David presente foi o Reis, presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e filho de Sabá. Também compareceu o senador Omar Aziz (PSD), de quem Sabá Reis foi líder da oposição na época de sua gestão como governador do Amazonas. O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Flávio Pascarelli, a conselheira do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas, Jean Cleuter, o ex-ministro Alfredo Nascimento e o ex-presidente da Aleam, então conselheiro do TCE Josué Neto, também estiveram presentes. 

O ex-governador José Melo, que chegou a ser preso na Operação Maus Caminhos e já anunciou que é pré-candidato a deputado estadual, também estava no plenário e recebeu aplausos dos presentes e elogios de Sinésio Campos. 

Além destes, compareceram a maioria dos deputados estaduais, bem diferente das últimas sessões da casa, marcadas pelo esvaziamento. Deixando ainda mais evidente que a homenagem foi, na verdade, um evento eleitoreiro, o propositor Sinésio Campos disse que “seis mandatos é pouco”, e que Sabá Reis “tem tudo para galgar lugares nunca antes ocupado por ele”. “Eu vou ficar na torcida”, completou Sinésio. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Sim e Não
Site de notícias e opiniões feito em Manaus por jornalistas profissionais, com foco em política local.
Dúvidas, Críticas e Sugestões
Contato Comercial
(92) 98433-5363
Portal Sim e Não© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por